Como fazer a limpeza de mangueiras hidráulicas?

Voltar para o blog

Você sabia que a contaminação por partículas e resíduos é a principal causa de falhas em sistemas hidráulicos?

Legenda da Imagem
EQUIPAMENTO PRENSSO

Pesquisas apontam que 70% das falhas em sistemas hidráulicos e de lubrificação tiveram início por consequência de partículas de metal (que muitas vezes não podem ser vistos a olho nu) dentro de mangueiras hidráulicas após o processo de corte, além de poeira de polímeros das capas externa e interna durante o processo de descasque.

 

Talvez nesta parte do texto você deve estar pensado:

Ok! Mas como minha empresa pode fazer a limpeza depois de cortar e descascar a mangueira hidráulica?

 

A forma mais eficiente e popular de realizar a limpeza interna de mangueiras hidráulicas é soprando um projétil de espuma através da mangueira. Este projétil empurrado pela força do ar recolhe as micro partículas conforme passa por dentro da mangueira hidráulica.

 

Se sua empresa tem o interesse de garantir a entrega dos conjuntos de mangueiras hidráulicas com um padrão de limpeza continue lendo este texto.

 

Você já conhece ou ouviu falar na Pistola de Limpeza PL10?

 

A PL10 foi desenvolvida para limpeza e descontaminação de mangueiras hidráulicas com diâmetro de ¼” a 2” com o auxílio de projéteis e ar comprido.

 

Os projéteis especialmente desenvolvidos aqui na Prensso, possuem formato espiral (helicoidal) marcado através do corpo, fazendo um movimento radial na superfície da mangueira, reduzindo em até 80% as partículas que causam as contaminações.

 

A utilização da PL10 é rápida e simples:

 

  1. Com a mangueira cortada e descascada (seguindo as orientações da tabela de prensagem do fabricante de terminais e mangueiras), selecione um projétil de espuma de acordo com o diâmetro correto da mangueira que será limpa;

  2. Retire a parte frontal da PL10 e coloque o projétil dentro da Pistola de Limpeza PL10. Em seguida posicione a PL10 em uma das extremidades da mangueira;

  3. Pressione o gatilho da PL10 e sustente-o pressionado até que o projétil seja expelido pela outra extremidade. Repita o processo quantas vezes necessário por ambas extremidades da mangueira. Quanto maior o número de disparos, mais limpa a mangueira ficará.

 

A quantidade de disparos irá variar de acordo com cada mangueira. É importante que sua empresa crie um padrão de limpeza. Você pode se aprofundar ainda mais no assunto seguindo as instruções de normas de limpeza como por exemplo a ISO 4406 15/13/10.

 

Ter um kit para limpeza de mangueiras hidráulicas na sua empresa também pode ser útil para utilização em tubulações e condutores de fluído em geral caso necessário.

 

Um dos nossos objetivos aqui na Prensso é ir além da venda, instruindo e oferecendo suporte para sua empresa e sua equipe da melhor forma possível.

 

Se você ficou com alguma dúvida converse com nossa equipe técnica através do WhatsApp +55 (54) 99173.5692, E-mail: contato@prensso.com.br ou através de ligação gratuita (para todo território nacional) 0800.604.2255

 

Assista o vídeo demonstrativo da PL10.